“Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4.13-15)
Os últimos dias de um ano e os primeiros dias do ano novo é um tempo de ponderação e reflexão para a maioria das pessoas. Nessa época, é comum fazer uma retrospectiva do ano que passou, considerar planos para o futuro e estabelecer quais projetos se deseja realizar no ano que se inicia. Alguns planejam fazer regime para perder os quilos em excesso; outros se comprometem a fazer mais atividade física; outros ainda desejam trocar de emprego, buscar capacitação ou complementar a formação com algum curso, casar, ter filhos e até se aposentar.
Infelizmente, temos a terrível tendência pecaminosa de fazer planos sem levar Deus em conta! Tiago fala sobre isso em sua carta, demonstrando que a segurança que temos em concretizar nossos planos egoístas – sem levar Deus em conta – é loucura, e fruto do orgulho e da arrogância presente naturalmente em nosso coração. A verdade é que ninguém tem controle da própria vida, do que acontecerá amanhã e nem mesmo até quando estará vivo!
Não entenda mal, o problema não é fazer planos, mas fazê-los sem dar a devida prioridade a Deus em todos eles! Podemos e devemos planejar com sabedoria e trabalhar com diligência para realizar o que entendemos ser a vontade de Deus para nós. Contudo, nunca deveríamos perder de vista que só conseguiremos fazer o que pretendemos se o Senhor quiser e nos capacitar para isso. Dependemos de Deus em todas as coisas, em cada detalhe de nossa vida, e em todo o tempo.
Lembre-se disso desde o início de 2024, incluindo Deus em seus planos desde a sua retrospectiva, no seu planejamento e ao depender e confiar nele a cada dia que ele conceder para viver para ele!
Onde ficou Deus em seus planos no ano que passou? Quais são seus planos para o ano que se inicia? Onde ficará Deus no Ano Novo?
Rev. Timóteo Klein Cardoso
Adicionar comentário